sábado, 25 de fevereiro de 2023

Como o tempo passa!

 

Há quase um ano que aqui não vinha!
A falta de saúde do compadre Eduardo fez-me mudar de hábitos e a Poesia que já era rara tornou.se raríssima. É engraçado como os alentejanos têm queda para a poesia! Alguns não percebem nada das regras de fazer poesia, mas vão insistindo e alguma coisa sempre vai saindo. Lembro-me de um amigo que costumava dizer : escrever em frases curtas não é fazer poesia. Esse era doente pela métrica e pelas rimas e se não estivesse conforme as regras não era poesia.
Para mim a Poesia a sério tem mais a ver com o que sente quem a escreve e não com regras rígidas. Durante os meus estudos abordei esse assunto, mas nunca me interessei a sério pela coisa, era mais dado à paródia e Poesia parecia-me coisa de meninas mimadas. Sim, porque aquelas que não cresceram rodeadas de mimos não tinham tempo para essas pieguices, a vida era dura e quem quisesse seguir adiante não podia amolecer. Hoje, passados 60 anos, a vida apresenta-se em moldes muito diferentes e há mimos a mais para todos, rapazes e raparigas, e, pelo que vejo da sociedade actual, as coisas não mudaram para melhor.

Oh, vida mais desgraçada
para quem em desgraça caiu
são filhos da vida airada
e da puta que os pariu!

Poeta era o Aleixo
e também o Pessoa
disto eu nada sei
gosto é da vida boa!

3 comentários:

  1. Amigo, O que sei do nosso amigo Ferreira foi o que ele deixou escrito no blogue dele. Desejo que ele esteja em recuperação.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Sua postagem é um exemplo radiante de brilho! Perspicaz, bem articulada e verdadeiramente valiosa. Obrigado por compartilhar sua perspectiva.

    ResponderEliminar
  3. Sou um leitor fiel do seu blog há um tempo e suas últimas postagens sempre me deixam maravilhado.

    ResponderEliminar