terça-feira, 21 de julho de 2020

Vida de pobre!


De olhos abertos, estou acordado
Salto da cama e vou trabalhar
Sei que vou chegar à noite cansado
Tudo bem, aí poderei descansar
*
É assim a vida dum pobre
Ir à luta, ganhar o sustento
Quem não labuta é o nobre
Sem trabalhar tem alimento
*
Nascer num monte de trapos
Ou fazê-lo num berço de ouro
Passar a vida a engolir sapos
Ou ser dono de grande tesouro
*
Comer o pão que o diabo amassou
Diz o povo de quem é pobre
O que é doce nunca amargou
Na boca do pedinte ou do nobre
*
Já são horas, vou trabalhar
Aqui sentado não ganho nada
No fim, espero as notas contar
Sair, beber e gozar a noitada !!!

2 comentários:

  1. Afinal até sabe escrever poesia. Gostei de ler.
    .
    Abraço
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  2. Porque, alguém já o disse,
    mas, referindo ao passado
    o que existe se não existisse
    pois, teria de ser inventado.

    Toda a gente quer mais cobre,
    não sendo nenhuma mentira
    seja mais rica ou o mais pobre
    do bem estar ninguém abdica.

    Para um bom carro comprar,
    de passar fome não se importa
    até o mais pobre quer poupar
    para o ter estacionado à porta.

    Ter um carro não é luxo,
    ter dois carros é vaidade
    quem muito enche o bucho
    poderá sofrer de obesidade.

    Em tempos que já lá vão,
    dos quais estou recardado
    pois, eu já comi muito pão
    que por mim foi amassado.

    Não me queixo do descanso,
    por algum tempo ter descansado
    tenho orgulho em ser alentejano
    naquela terra trigo ter semeado!

    ResponderEliminar