terça-feira, 21 de novembro de 2017

XAXAXA - Como rimam as sextilhas !

Olhem o que eu encontrei no «Recanto das Letras», um site brasileiro dedicado à poesia e não só. Achei alguma piada ao modo como é descrita a "sextilha" e resolvi copiar. Era um lenga-lenga bastante comprida e apaguei a parte que não achei tão importante para se perceber o que eu queria.

Ressalto, de antemão
Quadra foi utilizada
Estrofe de quatro versos
Hoje é pouco propagada
A de cinco, a quintilha
Está quase abandonada
*
A sextilha aqui citada
É usada largamente
Por diversos escritores
De nossa amada vertente
É estrofe de seis versos
É fácil, amigo tente
*
O que se vê comumente
No tocante ao seu esquema
É usar uma só rima
Que não tem qualquer problema
Basta ter inspiração
E escolher bem o tema
*
No seu mais simples sistema
Dessa forma é feito o texto:
Só rimam os versos pares
O segundo, quarto e sexto
Os demais ficam sem rima
Pra errar não tem pretexto
*
As rimas são colocadas
Todas no lugar devido
Sonoras, sintonizadas
Fazem bem pro nosso ouvido
As palmas são variadas
O poeta é sempre lido
*
Outro esquema permitido
É chamado de "corrido"
Eita, que mudei de novo!
Foi somente pra mostrar
Como se pode criar
Uma estrofe dessas, povo!

Vou ver se me habituo a usar este sistema e usá-lo no futuro. Fui sempre um maluco das quadras, de quintilhas nunca ouvi e conheço as sextilhas de um amigo meu que não escreve poesia de outra maneira e tem uma imensa vaidade naquilo. Costumo ouvi-lo a "debitar" aquilo que escreve e soa-me a música de rancho folclórico.
Nos primeiros 6 meses de Marinha, passados na Escola de Fuzileiros, eu tinha um caderninho, em que ia acrescentando quadras, quando me vinha a inspiração. Assim coisas deste género:

Miúda dos olhos castanhos
Por quem me apaixonei
Deste-me desgostos tamanhos
Que contigo nunca casarei.

Já era conhecido como o "poeta da recruta" e o caderninho circulava de mão em mão para todos admirarem a minha "arte". Tinha centenas de quadras e algumas boas, segundo eles diziam. No último empréstimo desencaminhou-se e nunca mais o vi. E nunca mais senti vontade de fazer quadras.

2 comentários:

  1. Bom dia caro amigo. Confesso que gosto de escrever em sextilhas. Faço muitos poemas dentro dessa vertente poética. Gostei muito de ler.
    .
    { Hoje: Mãos trémulas, enrugadas, onde deixo o meu agradecido beijo.}
    .
    Deixando um abraço
    .

    ResponderEliminar

  2. Já andei descalço,
    nos pés sem sapatilhas
    pisei mais de um cardo
    para colher ervilhas!

    Muito pior foi mais ainda,
    quanto fui colher uma rosa
    bem disso me lembro ainda
    só do dia mas não da hora!

    Para mim tanto me faz,
    que seja ou não sestilha
    eu quero é viver em paz
    sem precisar de boquilha.

    Nem, mesmo, para fumar um cigarro,
    porque, já não fumo nem de cachimbo
    não sei se consigo chegar ao oitavo
    andar, em dias de cerrado cacimbo?

    E agora para terminar,
    esta minha ronda por aqui
    grande poeta, vou deixar
    aqui chibante elogio para ti!

    ResponderEliminar