quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Desgarrar com pureza…

Desgarrar com pureza…
O sincero e amigo Jordão!
Mas tenho toda certeza;
Que o fará do coração…

Jordão
“Aqui te mando estas peças,
Deixei-as ao teu apreço.
Se eu abusar do que peço,
Peço então que tudo esqueças.”

Leiria
Esquecer-me! O que é isso?
Destas peças tão belas?
Guardo-as porque cobiço;
O teu talento sobre elas!

Jordão
“Juntas as minhas, a essas,
Às tuas que melhores são.
Para aumentares a colecção,
Aqui te mando estas peças.”

Leiria
Dizes; que as minhas melhor são?!
É afirmação que não acredito.
O teu talento e de antemão;
Do mais alto e puro gabarito!

Jordão
“Mando-tas sem que me peças,
E, sem saber se mereço
Que tu as leias, não esqueças...
Deixei-as ao teu apreço.”

Leiria
Mandaste-as sem eu pedir,
Oh que nobre decisão!
Pois eu não mereço o teu sentir;
Que me envaidece o coração…

Jordão
“Mas, se por elas não te interessas,
Não penses que me aborreço.
Põe-as de parte, não esqueças...
Se eu abusar do que peço.”

Leiria
Dúvidas do meu interesse?
Jamais abusarás no teu pedir.
Eu é que te devo a benesse;
Da extasia e do bem sentir.

Jordão
“Peço-te ainda que peças,
A ti justeza e razão.
Se não achares solução,
Peço então que tudo esqueças.”

Leiria
Já pedi a mim justeza.
A ti peço justificação?
O porquê de tanta incerteza?
Se na verdade és campeão!

Leiria
Jamais esquecerei,
Do que nos dá animação.
Por isso tudo farei,
Dando mais do que já dei;
Porque nasce do coração.

Leiria
Meses atrás eu não sabia,
Que coisas destas viria a fazer!?
Só Deus sabia que eu iria,
Versar; e que a vós me juntaria;
Aos sentimentos de enaltecer.

Leiria
Não sou dotado de talento,
Porque levo tempo a pensar.
Agora vós sois de soberbo alento!
Sempre de peito para o vento;
Prontinhos para proclamar…

Bem-hajas amigo!

Sem comentários:

Enviar um comentário